top of page

Uvulopalatofaringoplastia

A uvulopalatofaringoplastia é uma cirurgia realizada para tratar a apneia obstrutiva do sono, um distúrbio que causa interrupções frequentes na respiração durante o sono. A cirurgia é realizada por um otorrinolaringologista e envolve a remoção das amígdalas, parte da úvula (“campainha”) e a elevação da faringe.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral e geralmente a alta hospitalar ocorre no mesmo dia. A uvulopalatofaringoplastia pode ajudar a melhorar os sintomas da apneia obstrutiva do sono, incluindo ronco alto, sonolência diurna, fadiga e dores de cabeça pela manhã.

No entanto, essa cirurgia não é adequada para todos os casos de apneia obstrutiva do sono. Antes da cirurgia, o médico irá avaliar o paciente para determinar a causa da apneia e a melhor opção de tratamento. Além disso, como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos potenciais, incluindo sangramento, infecção, dificuldade de deglutição, dor e inchaço. A decisão de realizar a cirurgia deve ser tomada em conjunto com o médico e baseada em uma avaliação cuidadosa dos benefícios e riscos para cada caso individualmente.

Responsável Técnico

Dra. Caroline Fernandes Rímoli

CRM PR 37657 | RQE 21866

CRM SC 27996 | RQE 18321

 

 

O conteúdo deste site e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico otorrinolaringologista de confiança, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas, não envolvendo imagens de pacientes.

 

© 2023 por Combustiva - Agência de Comunicação Especialista em Medicina

bottom of page