![Horizontal-Colorida.png](https://static.wixstatic.com/media/113211_85152bcd8ace415a9e3591137eac2aad~mv2.png/v1/fill/w_346,h_105,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Horizontal-Colorida.png)
Timpanotomia
com colocação de tubo de ventilação
A timpanotomia com colocação de tubo de ventilação é um procedimento cirúrgico realizado para tratar infecções crônicas no ouvido médio, assim como otites serosas e otites médias recorrentes. Durante o procedimento, o cirurgião faz uma pequena incisão no tímpano para drenar o líquido acumulado e, em seguida, insere um tubo de ventilação para manter o ouvido ventilado e prevenir a acumulação de fluidos.
O procedimento é realizado com anestesia geral ou local com sedação, pelo próprio canal do ouvido. Pode ser realizado isoladamente ou em conjunto com adenoidectomia ou adenoamigdalectomia, dependendo do caso. A alta normalmente ocorre no mesmo dia.
No pós-operatório, deve-se atentar aos cuidados de não assoar o nariz e não molhar os ouvidos. Geralmente, o tubo de ventilação fica na posição por cerca de seis meses e depois é expelido pelo próprio organismo ou removido no consultório.
É importante conversar com o otorrinolaringologista sobre os riscos, benefícios e complicações.