![Horizontal-Colorida.png](https://static.wixstatic.com/media/113211_85152bcd8ace415a9e3591137eac2aad~mv2.png/v1/fill/w_346,h_105,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Horizontal-Colorida.png)
Ronco
O ronco é um som que ocorre durante o sono quando o fluxo de ar passando pelas vias aéreas superiores (nariz e garganta) está parcialmente bloqueado ou simplesmente devido à vibração da passagem do ar pela faringe. Esse bloqueio pode ocorrer por diversos motivos, como obesidade, consumo excessivo de álcool, tabagismo, alergias, sinusite, desvio de septo nasal, hipertrofia amigdaliana, entre outros.
O ronco pode afetar tanto adultos quanto crianças e é mais comum em homens do que em mulheres. Além de ser um incômodo para quem dorme próximo, o ronco pode indicar a presença de doenças como apneia do sono, que é quando a pessoa para de respirar momentaneamente durante o sono.
O tratamento do ronco depende da causa subjacente e pode incluir mudanças no estilo de vida, como perda de peso, evitar o consumo de álcool e tabaco, tratamento de alergias e sinusite, uso de dispositivos de avanço mandibular, entre outros. Em casos de apneia do sono, pode ser necessária a utilização de aparelhos de pressão positiva nas vias aéreas (CPAP) e/ou cirurgia.