top of page

Refluxo faringolaríngeo

refluxo faringolaringeo.png

Refluxo faringolaríngeo

O refluxo faringolaríngeo é um problema de saúde que ocorre quando o conteúdo do estômago, como ácido e enzimas digestivas, retornam do estômago para o esôfago e, em seguida, sobem até a faringe e a laringe. Isso pode causar irritação e inflamação dessas áreas, resultando em uma série de sintomas, como rouquidão, tosse, pigarro, dor de garganta, sensação de bola na garganta, sensação de queimação na garganta e na boca e mau hálito.

O refluxo faringolaríngeo pode ser causado por diversos fatores, como excesso de peso, tabagismo, consumo excessivo de álcool, alimentação inadequada, estresse, hérnia hiatal, entre outros. É importante destacar que nem sempre os sintomas são evidentes ou incômodos, mas podem persistir por um longo tempo e afetar a qualidade de vida.

O tratamento do refluxo faringolaríngeo geralmente inclui mudanças no estilo de vida, como a redução do consumo de álcool e tabaco, perda de peso, alimentação adequada (evitar café, chimarrão, chá preto/mate, refrigerante, chocolate, doces, pães/massas, frituras e alimentos apimentados), a redução do estresse, a prática regular de exercícios físicos e o uso de medicamentos que ajudam a reduzir a produção de ácido estomacal ou que protegem a mucosa do esôfago. Em casos mais graves, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para corrigir o problema.

É importante buscar orientação médica caso você apresente esses sintomas para um diagnóstico e tratamento adequados.

Responsável Técnico

Dra. Caroline Fernandes Rímoli

CRM PR 37657 | RQE 21866

CRM SC 27996 | RQE 18321

 

 

O conteúdo deste site e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico otorrinolaringologista de confiança, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas, não envolvendo imagens de pacientes.

 

© 2023 por Combustiva - Agência de Comunicação Especialista em Medicina

bottom of page