![Horizontal-Colorida.png](https://static.wixstatic.com/media/113211_85152bcd8ace415a9e3591137eac2aad~mv2.png/v1/fill/w_346,h_105,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Horizontal-Colorida.png)
Leucoplasia de pregas vocais
A leucoplasia é uma lesão branca que se forma na superfície das pregas vocais e é frequentemente causada pelo fumo, álcool ou refluxo gastroesofágico. A leucoplasia das pregas vocais pode se apresentar como manchas brancas ou placas irregulares e pode ser única ou múltipla.
Os sintomas da leucoplasia de pregas vocais incluem rouquidão, mudanças na qualidade da voz, dor de garganta, tosse crônica ou sensação de algo preso na garganta.
O diagnóstico se dá por meio da videolaringoscopia (exame em que se visualiza a laringe) e o tratamento é feito com medicamentos e também pode envolver a remoção cirúrgica da lesão (microcirurgia de laringe), sendo que neste caso, a cirurgia serve para remover a lesão e enviá-la para biópsia, e não para melhorar a voz.
É importante lembrar que a leucoplasia das pregas vocais é uma condição pré-maligna, ou seja, pode evoluir para o câncer de laringe se não tratada. Por isso, é fundamental consultar um otorrinolaringologista para avaliação e tratamento adequados. A prevenção é fundamental para evitar a leucoplasia e outras lesões na laringe, incluindo a suspensão do fumo e do álcool, e o tratamento de refluxo gastroesofágico.