top of page

Leucoplasia de pregas vocais

leucoplasiadaspregasvocais.png

Leucoplasia de pregas vocais

A leucoplasia é uma lesão branca que se forma na superfície das pregas vocais e é frequentemente causada pelo fumo, álcool ou refluxo gastroesofágico. A leucoplasia das pregas vocais pode se apresentar como manchas brancas ou placas irregulares e pode ser única ou múltipla.

Os sintomas da leucoplasia de pregas vocais incluem rouquidão, mudanças na qualidade da voz, dor de garganta, tosse crônica ou sensação de algo preso na garganta. 

O diagnóstico se dá por meio da videolaringoscopia (exame em que se visualiza a laringe) e o tratamento é feito com medicamentos e também pode  envolver a remoção cirúrgica da lesão (microcirurgia de laringe), sendo que neste caso, a cirurgia serve para remover a lesão e enviá-la para biópsia, e não para melhorar a voz.

É importante lembrar que a leucoplasia das pregas vocais é uma condição pré-maligna, ou seja, pode evoluir para o câncer de laringe se não tratada. Por isso, é fundamental consultar um otorrinolaringologista para avaliação e tratamento adequados. A prevenção é fundamental para evitar a leucoplasia e outras lesões na laringe, incluindo a suspensão do fumo e do álcool, e o tratamento de refluxo gastroesofágico.

Responsável Técnico

Dra. Caroline Fernandes Rímoli

CRM PR 37657 | RQE 21866

CRM SC 27996 | RQE 18321

 

 

O conteúdo deste site e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico otorrinolaringologista de confiança, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas, não envolvendo imagens de pacientes.

 

© 2023 por Combustiva - Agência de Comunicação Especialista em Medicina

bottom of page