top of page

Imunoterapia

Vacina para rinite

A rinite alérgica é uma condição em que o sistema imunológico reage exageradamente a substâncias inofensivas, como pólens, ácaros (poeira) ou epitélio de animais, desencadeando sintomas como coriza, espirros, coceira e congestão nasal.

A imunoterapia sublingual (vacina para rinite) é uma opção de tratamento para a rinite alérgica que visa reduzir a sensibilidade do corpo a esses alérgenos. O tratamento consiste na administração de doses crescentes de alérgenos por via sublingual, que é a absorção do remédio por debaixo da língua. A ideia é expor gradualmente o sistema imunológico a quantidades cada vez maiores do alérgeno até que ele se torne menos reativo ao alérgeno, reduzindo os sintomas de rinite alérgica.

Para saber qual alérgico deve-se incluir na vacina, o paciente precisa ser submetido ao Prick test (teste alérgico cutâneo) e a exames laboratoriais. A imunoterapia é formulada de acordo com o resultado desses exames, não é algo que se encontra pronto na farmácia.

O tratamento geralmente leva de três a cinco anos, dependendo da resposta do paciente, pois é necessário mudar toda a resposta do sistema imunológico ao alérgeno específico. Durante esse período, o paciente faz uso da vacina em casa e comparece regularmente ao médico para acompanhar o tratamento e fazer os ajustes necessários.

A imunoterapia sublingual é considerada um tratamento seguro e eficaz para rinite alérgica, já que não apresenta efeitos colaterais importantes e é o único tratamento de rinite alérgica potencialmente curador. Pode ser iniciado, de acordo com a indicação médica, a partir dos quatro anos de idade.

Responsável Técnico

Dra. Caroline Fernandes Rímoli

CRM PR 37657 | RQE 21866

CRM SC 27996 | RQE 18321

 

 

O conteúdo deste site e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico otorrinolaringologista de confiança, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas, não envolvendo imagens de pacientes.

 

© 2023 por Combustiva - Agência de Comunicação Especialista em Medicina

bottom of page