![Horizontal-Colorida.png](https://static.wixstatic.com/media/113211_85152bcd8ace415a9e3591137eac2aad~mv2.png/v1/fill/w_346,h_105,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Horizontal-Colorida.png)
Imunoterapia
Vacina para rinite
A rinite alérgica é uma condição em que o sistema imunológico reage exageradamente a substâncias inofensivas, como pólens, ácaros (poeira) ou epitélio de animais, desencadeando sintomas como coriza, espirros, coceira e congestão nasal.
A imunoterapia sublingual (vacina para rinite) é uma opção de tratamento para a rinite alérgica que visa reduzir a sensibilidade do corpo a esses alérgenos. O tratamento consiste na administração de doses crescentes de alérgenos por via sublingual, que é a absorção do remédio por debaixo da língua. A ideia é expor gradualmente o sistema imunológico a quantidades cada vez maiores do alérgeno até que ele se torne menos reativo ao alérgeno, reduzindo os sintomas de rinite alérgica.
Para saber qual alérgico deve-se incluir na vacina, o paciente precisa ser submetido ao Prick test (teste alérgico cutâneo) e a exames laboratoriais. A imunoterapia é formulada de acordo com o resultado desses exames, não é algo que se encontra pronto na farmácia.
O tratamento geralmente leva de três a cinco anos, dependendo da resposta do paciente, pois é necessário mudar toda a resposta do sistema imunológico ao alérgeno específico. Durante esse período, o paciente faz uso da vacina em casa e comparece regularmente ao médico para acompanhar o tratamento e fazer os ajustes necessários.
A imunoterapia sublingual é considerada um tratamento seguro e eficaz para rinite alérgica, já que não apresenta efeitos colaterais importantes e é o único tratamento de rinite alérgica potencialmente curador. Pode ser iniciado, de acordo com a indicação médica, a partir dos quatro anos de idade.