![Horizontal-Colorida.png](https://static.wixstatic.com/media/113211_85152bcd8ace415a9e3591137eac2aad~mv2.png/v1/fill/w_346,h_105,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Horizontal-Colorida.png)
Hipertrofia de amígdalas e adenoides
As amígdalas e adenoides são dois órgãos que fazem parte do sistema imunológico localizado na parte de trás do nariz e da garganta. As amígdalas são duas estruturas de tecido esponjoso localizadas nas laterais da garganta, uma de cada lado,, enquanto as adenoides são um pequeno grupo de tecido linfático localizado na parte de trás do nariz, acima da garganta.
A hipertrofia das amígdalas e adenoides é um aumento anormal no tamanho dessas estruturas, o que pode levar a vários problemas. Nas crianças, pode causar problemas respiratórios, como ronco, apneia do sono, respiração pela boca, dificuldade em respirar pelo nariz e infecções frequentes do ouvido e da garganta.
Em casos graves, a hipertrofia pode afetar o desenvolvimento facial e de fala da criança. Nos adultos, não se costuma observar hipertrofia adenoideana, pois a adenoide tende a regredir na pré-adolescência, porém a hipertrofia amigdaliana pode causar sensação de incômodo na garganta, ronco e apneia do sono.
O tratamento para a hipertrofia das amígdalas e adenoides depende da gravidade dos sintomas. Se a hipertrofia for grave e estiver afetando a qualidade de vida, o médico pode recomendar a remoção cirúrgica das amígdalas e/ou adenoides.
A cirurgia é geralmente segura e eficaz, porém exige um período de recuperação, durante o qual a criança ou adulto pode precisar de repouso e medicação para alívio da dor.
É importante buscar orientação médica caso você apresente esses sintomas para um diagnóstico e tratamento adequados.