top of page

Gripe x Resfriado

gripeeresfriado.png

Gripe x Resfriado

Entenda a difereça

Tanto a gripe quanto o resfriado são doenças respiratórias causadas por vírus, porém apresentam algumas diferenças. 

O resfriado comum pode ser causado por diversos vírus, sendo o rinovírus o mais comum. Os sintomas incluem espirros, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e mal-estar geral. Os sintomas costumam ser leves e desaparecem em cerca de uma semana, embora possam durar mais em alguns casos.

A gripe é causada pelo vírus influenza, que pode causar sintomas semelhantes aos do resfriado, como espirros, coriza, dor de garganta e tosse, mas também pode causar febre alta, calafrios, dores musculares e fadiga extrema. Os sintomas da gripe geralmente aparecem de repente e podem ser mais graves do que os do resfriado. A gripe também pode levar a complicações graves, especialmente em pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Em termos de tratamento, o resfriado geralmente se resolve por conta própria, com repouso, hidratação adequada, lavagem nasal e medicamentos para alívio dos sintomas, como analgésicos e descongestionantes. Já a gripe pode ser tratada com medicamentos antivirais prescritos por um médico, especialmente se iniciados dentro de 48 horas após o início dos sintomas.

    

Os dois são transmitidos através de gotículas ao falar ou tossir e, portanto, os cuidados devem ser os mesmos. Higienizar bem as mãos, evitar ambientes fechados e com muitas pessoas, e se vacinar contra a gripe anualmente.

É importante buscar orientação médica caso você apresente esses sintomas para um diagnóstico e tratamento adequados.

Responsável Técnico

Dra. Caroline Fernandes Rímoli

CRM PR 37657 | RQE 21866

CRM SC 27996 | RQE 18321

 

 

O conteúdo deste site e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico otorrinolaringologista de confiança, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas, não envolvendo imagens de pacientes.

 

© 2023 por Combustiva - Agência de Comunicação Especialista em Medicina

bottom of page