top of page

Granuloma laríngeo

O granuloma laríngeo é uma lesão benigna geralmente causada por um trauma na região laríngea, como o uso excessivo da voz, intubação endotraqueal prolongada, refluxo gastroesofágico ou doenças respiratórias crônicas.

Os sintomas do granuloma laríngeo incluem rouquidão, mudanças na qualidade da voz, tosse e sensação de algo preso na garganta. A presença de um granuloma na laringe pode afetar a capacidade de falar e respirar adequadamente, por isso é importante procurar um otorrinolaringologista para avaliar e tratar a condição.

O diagnóstico se dá por meio da videolaringoscopia (exame em que se visualiza a laringe) e o tratamento do granuloma laríngeo depende da causa subjacente e do grau da lesão. Em alguns casos, é possível reverter a condição com a simples suspensão de hábitos nocivos como o uso excessivo da voz. Em outros casos, pode ser necessário o uso de terapias medicamentosas, toxina botulínica na corda vocal ou a remoção cirúrgica do granuloma por meio da microcirurgia de laringe.

É importante buscar orientação médica caso você apresente esses sintomas para um diagnóstico e tratamento adequados.

Responsável Técnico

Dra. Caroline Fernandes Rímoli

CRM PR 37657 | RQE 21866

CRM SC 27996 | RQE 18321

 

 

O conteúdo deste site e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico otorrinolaringologista de confiança, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas, não envolvendo imagens de pacientes.

 

© 2023 por Combustiva - Agência de Comunicação Especialista em Medicina

bottom of page