![Horizontal-Colorida.png](https://static.wixstatic.com/media/113211_85152bcd8ace415a9e3591137eac2aad~mv2.png/v1/fill/w_346,h_105,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Horizontal-Colorida.png)
Granuloma laríngeo
O granuloma laríngeo é uma lesão benigna geralmente causada por um trauma na região laríngea, como o uso excessivo da voz, intubação endotraqueal prolongada, refluxo gastroesofágico ou doenças respiratórias crônicas.
Os sintomas do granuloma laríngeo incluem rouquidão, mudanças na qualidade da voz, tosse e sensação de algo preso na garganta. A presença de um granuloma na laringe pode afetar a capacidade de falar e respirar adequadamente, por isso é importante procurar um otorrinolaringologista para avaliar e tratar a condição.
O diagnóstico se dá por meio da videolaringoscopia (exame em que se visualiza a laringe) e o tratamento do granuloma laríngeo depende da causa subjacente e do grau da lesão. Em alguns casos, é possível reverter a condição com a simples suspensão de hábitos nocivos como o uso excessivo da voz. Em outros casos, pode ser necessário o uso de terapias medicamentosas, toxina botulínica na corda vocal ou a remoção cirúrgica do granuloma por meio da microcirurgia de laringe.
É importante buscar orientação médica caso você apresente esses sintomas para um diagnóstico e tratamento adequados.