top of page

Disfonia

disfonia.png

Disfonia

Disfonia é um termo médico utilizado para descrever alterações na voz que podem afetar a qualidade, a intensidade ou a capacidade de produzir sons. Pode ser uma condição temporária ou crônica e afetar pessoas de todas as idades e sexos.

As causas da disfonia podem variar de infecções respiratórias, alergias, refluxo gastroesofágico, abuso vocal, lesões nas cordas vocais, problemas neurológicos, estresse, ansiedade, entre outras condições.

Os sintomas da disfonia podem incluir rouquidão, voz fraca, cansaço vocal, dificuldade para falar, pigarro constante, dor ao falar e perda de tom e afinação na voz.

O tratamento da disfonia depende da causa subjacente e pode incluir medidas como repouso vocal, fonoterapia, medicação, cirurgia, ou uma combinação dessas opções. Em alguns casos, a melhora da voz pode ser alcançada com mudanças no estilo de vida, como evitar fumar, beber menos álcool, manter uma boa hidratação e descansar a voz.

É importante fazer uma videolaringoscopia ou videolaringoestroboscopia para melhor avaliação da laringe (onde estão localizadas as cordas vocais) para que seja feito o diagnóstico correto.

Para prevenir a disfonia, é importante manter uma boa saúde vocal, incluindo o uso correto da voz, evitar falar em ambientes ruidosos ou por longos períodos, fazer pausas regulares e beber água para manter as cordas vocais hidratadas. 

É importante buscar orientação médica caso você apresente esses sintomas para um diagnóstico e tratamento adequados.

Responsável Técnico

Dra. Caroline Fernandes Rímoli

CRM PR 37657 | RQE 21866

CRM SC 27996 | RQE 18321

 

 

O conteúdo deste site e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico otorrinolaringologista de confiança, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas, não envolvendo imagens de pacientes.

 

© 2023 por Combustiva - Agência de Comunicação Especialista em Medicina

bottom of page