top of page

Cauterização

nasal

A cauterização nasal é um procedimento médico que tem como objetivo tratar sangramentos nasais recorrentes, geralmente causados por lesões ou irritações na mucosa nasal. Existem dois tipos principais de cauterização nasal: a química e a elétrica.

Na cauterização química, o ácido tricloroacético (ATA) a 50%  é aplicado na área afetada da mucosa nasal, com o objetivo de coagular o sangue e ajudar na cicatrização. Já na cauterização elétrica, um instrumento que emite corrente elétrica de alta frequência é utilizado para cauterizar a área afetada, promovendo a coagulação do sangue e a cicatrização.

A escolha do tipo de cauterização depende da gravidade da condição e das preferências do médico e do paciente. Em geral, a cauterização nasal é considerada um procedimento seguro e eficaz, mas como todo procedimento médico, pode apresentar riscos, como infecções, dor e sangramento excessivo. Por isso, é importante que seja realizada por um profissional qualificado e em um ambiente adequado.

Responsável Técnico

Dra. Caroline Fernandes Rímoli

CRM PR 37657 | RQE 21866

CRM SC 27996 | RQE 18321

 

 

O conteúdo deste site e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico otorrinolaringologista de confiança, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas, não envolvendo imagens de pacientes.

 

© 2023 por Combustiva - Agência de Comunicação Especialista em Medicina

bottom of page