top of page

Amigdalite caseosa

A amigdalite caseosa é uma condição em que se formam pequenos depósitos brancos ou amarelados nas amígdalas (caseum), que têm um cheiro forte e desagradável. Esses depósitos são formados por células mortas, bactérias e  resíduos alimentares que se acumulam nas criptas (pequenas cavidades) das amígdalas.

Os principais sintomas da amigdalite caseosa incluem mau hálito persistente, dor de garganta e sensação de corpo estranho na garganta. Essas placas podem ser removidas com muito cuidado, mas apenas por um otorrinolaringologista, já que a região é muito vascularizada e pode haver sangramento.

A amigdalite caseosa é geralmente uma condição benigna que não causa danos graves à saúde, mas pode ser desconfortável e embaraçosa. Algumas medidas de autocuidado podem ajudar a aliviar os sintomas da amigdalite caseosa, como a higiene oral regular e gargarejos com água morna e bicarbonato de sódio.

Em casos persistentes ou recorrentes de amigdalite caseosa, a amigdalectomia pode ser recomendada, pois irá prevenir futuras infecções e casos de amigdalite caseosa.

É importante buscar orientação médica caso você apresente esses sintomas para um diagnóstico e tratamento adequados.

Responsável Técnico

Dra. Caroline Fernandes Rímoli

CRM PR 37657 | RQE 21866

CRM SC 27996 | RQE 18321

 

 

O conteúdo deste site e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico otorrinolaringologista de confiança, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas, não envolvendo imagens de pacientes.

 

© 2023 por Combustiva - Agência de Comunicação Especialista em Medicina

bottom of page