![Horizontal-Colorida.png](https://static.wixstatic.com/media/113211_85152bcd8ace415a9e3591137eac2aad~mv2.png/v1/fill/w_346,h_105,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Horizontal-Colorida.png)
Amigdalite caseosa
A amigdalite caseosa é uma condição em que se formam pequenos depósitos brancos ou amarelados nas amígdalas (caseum), que têm um cheiro forte e desagradável. Esses depósitos são formados por células mortas, bactérias e resíduos alimentares que se acumulam nas criptas (pequenas cavidades) das amígdalas.
Os principais sintomas da amigdalite caseosa incluem mau hálito persistente, dor de garganta e sensação de corpo estranho na garganta. Essas placas podem ser removidas com muito cuidado, mas apenas por um otorrinolaringologista, já que a região é muito vascularizada e pode haver sangramento.
A amigdalite caseosa é geralmente uma condição benigna que não causa danos graves à saúde, mas pode ser desconfortável e embaraçosa. Algumas medidas de autocuidado podem ajudar a aliviar os sintomas da amigdalite caseosa, como a higiene oral regular e gargarejos com água morna e bicarbonato de sódio.
Em casos persistentes ou recorrentes de amigdalite caseosa, a amigdalectomia pode ser recomendada, pois irá prevenir futuras infecções e casos de amigdalite caseosa.
É importante buscar orientação médica caso você apresente esses sintomas para um diagnóstico e tratamento adequados.