![Horizontal-Colorida.png](https://static.wixstatic.com/media/113211_85152bcd8ace415a9e3591137eac2aad~mv2.png/v1/fill/w_346,h_105,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Horizontal-Colorida.png)
Amigdalectomia
A amigdalectomia é uma cirurgia que consiste na remoção total das amígdalas palatinas, que são os dois órgãos de tecido linfoide localizados na parte de trás da garganta. A cirurgia é realizada sob anestesia geral e pode ser indicada em casos de amigdalite de repetição, hipertrofia das amígdalas, amigdalite caseosa, apneia do sono, abscesso periamigdaliano e tumores nas amígdalas. Existem diferentes técnicas de amigdalectomia, incluindo a técnica com bisturi frio e eletrocautério. A escolha da técnica a ser utilizada depende do caso e da preferência do cirurgião.
Normalmente, a cirurgia dura menos de uma hora e a alta hospitalar ocorre no mesmo dia. A recuperação da amigdalectomia geralmente leva de uma a duas semanas, e pode haver dor de garganta e dificuldade para engolir. Recomenda-se a ingestão de alimentos líquidos/pastosos frios por cerca de uma semana, para evitar sangramentos. Atividades físicas intensas deverão ser evitadas por um mês. É importante seguir as instruções médicas para um processo de recuperação adequado.