![Horizontal-Colorida.png](https://static.wixstatic.com/media/113211_85152bcd8ace415a9e3591137eac2aad~mv2.png/v1/fill/w_346,h_105,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Horizontal-Colorida.png)
Adenoidite
Entenda mais sobre a condição
A Adenoidite é uma condição que ocorre quando as adenoides (também conhecidas como tonsilas faríngeas) ficam inflamadas. As adenoides são tecidos linfóides localizados na parte de trás do nariz (rinofaringe), que fazem parte do sistema imunológico.
Os sintomas da adenoidite são parecidos com um resfriado comum - incluem congestão nasal, coriza, dor de garganta, tosse, febre, dificuldade em respirar pelo nariz e roncos durante o sono.
A adenoidite é mais comum em crianças, pois as adenoides geralmente aumentam de tamanho até os cinco anos de idade e diminuem gradualmente até a adolescência. É geralmente causada por infecções virais ou bacterianas, mas também pode ser desencadeada por alergias, fatores ambientais ou genéticos.
O tratamento da adenoidite depende da gravidade dos sintomas e da causa subjacente. O tratamento geralmente inclui lavagem nasal com soro fisiológico, o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, se houver infecção bacteriana. Em casos graves ou recorrentes, pode ser necessária a remoção cirúrgica das adenoides.
É importante buscar orientação médica caso você apresente esses sintomas para um diagnóstico e tratamento adequados.